19.1.05

Da Bahia para Pernambuco



Esse é o terceiro ou quarto e-mail que recebo sobre o que é ser Recifense ou as vbelezas de recife e devo dizer que não gostei de nenhum deles. Tudo isso que foi dito antes não serve como argumento. Aliás, serve, mas pode ser facilmente rebatido. O maior shopping da América Latina, e o Morumbi em São Paulo ? A maior Feira ao ar livre do mundo, e o mercado das pulgas em Paris com mais de 12 km2 da área ? A maior avenida em Linha reta ? Sim !? Que títulos são esses que Pernambuco faz questão de estampar ? E de que servem afinal ?

Eu nasci e cresci em Feira de Santana, cidade pobre, sem nenhuma beleza natural, mas pela qual eu tenho verdadeiro amor. Minhas raízes estão todas lá. É lá que fica o lugar onde eu me reunia com meus amigos há 15 anos atrás para jogar bola. E lá que eu tive minha primeira namorada, minha primeira briga, meu primeiro emprego, minha vida escolar toda... É um amor inexplicável. Há 8 anos moro em Salvador, onde eu virei gente, por assim dizer. Do pouco que já vi do mundo, Salvador ainda é a cidade mais bonita que conheço. Nada, no meu entendimento, se compara à beleza desorganizada de Salvador. A arquitetura que teve que se adequar ás irregularidades do terreno, a história que ela abriga. No entanto, além da beleza, Salvador não me desperta nenhum outro sentimento.

Pois bem. Depois da convivência com essas duas realidade diferentes, eu fui morar em Recife e acabei rodando um pouco Pernambuco. Devo dizer que a cidade é bonita sim mas é mal cuidada. Que seus rios e sua arquiitetura têm seu charme de fato. Que o maior teatro do mundo é interessante... Mas nada disso fez muita diferença na idéia que eu trouxe de volta um ano depois. Eu fiqeui eternamente apaixonado por Recife. Sorrio sozinho quando lembro das coisas que vi aí. mas nada disso foi por causa dos tais "títulos".

Você já viu o pôr-do-sol de qualquer ponte do Recife Antigo ? Já saiu da frente de um caboclo de lança para não ser vitimado ? Já acompanhou um grupo de maracatú, mesmo sem conseguir reproduzir a dança ? Já namorou no marco zero à tardinha ? Já comeu bode com uma cervejinha gelada em qualquer bar da zona norte ? Já ficou em Acaiáca até 5h da tarde tomando cerveja com caldinho de feijão - com azeitona, charque e ovo de codorna, claro !- ? Já assistiu a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém e mesmo sendo ateu, quase chorou com o enforcamento de Judas ? Já esteve na Feira de Caruaru e ficou perdido (literalmente) entre as barracas de artesanato ? Já comeu coxinha em Gravatá - inclusive de camarão ? Já encheu a cara de vinho do vale do São Francisco no Festival de inverno de Garanhúns pagando R$3,00 na garrafa ? Já acompanhou as troças e blocos do carnaval no Recife Antigo ? Já foi para a saída do Guaiamum Treloso e até hoje dá ris ada só de lembrar dos turistas se balançando ? Já foi pra Muro Alto ficar boiando naquele mar cristalino !? Já foi para Maracaípe de noite ficar "olhando o movimento" ? Já foi pra Porto de Galinhas ficar passeando no meio da turistada ? Já comeu aquelas maluquices da Oficina do Sabor em Olinda só pra ganhar um prato da Boa Lembrança ? Já comeu Sanduíche de Coração de galinha no Laçaburguer ? Já ouviu com aquele sotaque dengoso que só as pernambucanas têm "Tava com saudade, visse ?!" ? Já tentou paquerar alguém no balcão do Downtown sem conseguir ouvir nada ? Já tomou um negócio daquele gelado nas galerias que ganha de porrada dos capuccinos italianos (como é mesmo o nome ?) ? Já andou de Kombi e se divertiu com os gritos "Totó, Cavaleiro, Pacheco, subi e descer é um real !!! " Já sacaneou as obras de Brennand ? Já tomou cachaça com suco de cajá ? Já comeu um kilo no Parraxaxá (como é que se esceve ?), e mais 500g de doces ? Já se melou todo tentando abrir um guaiamum pra com er 5g da carne ?! já arrumou uma fantasia em cima da hora para ir para o Enquanto isso na Sala da Justica ? e muitas outras coisas...

Essa autenticidade do povo, essa capacidade de ostentar o mais sofisticado ao lado do mais rústico e sertanejo, sem perder sua cara, sua identidade, sua marca, isso é o que torna Pernambuco um lugar que não precisa se comparar à América Latina para ser maravilhoso. Ficar ostentando títulos de grandeza de rua, praça, shopping, casa de show, teatro, é reduzir Pernambuco, é permitir a contra-argumentação ! Para gostar de Recife saber medir e contar não importam, tem que ter sensibilidade.

Nenhum comentário: