1.11.05

EMPURRE SUA VAQUINHA

Um sábio passava na floresta com seu discípulo. Avistou uma casinha
pobre, aos pedaços. Nela moravam um casal e três filhos. Todos mal vestidos e magros e aparentando subnutrição. O sábio perguntou ao chefe da família como eles sobreviviam se não havia horta nenhuma nem animais?

O homem respondeu: "Nós temos uma vaquinha que nos dá alguns litros de leite por dia. Uma parte dele tomamos e a outra parte trocamos na cidade por alimentos, roupas e assim vamos vivendo!". O sábio agradeceu e saiu
novamente pelo seu caminho. Logo adiante avistou a vaquinha e disse a seu discípulo:“Pegue aquela vaquinha e empurrem desfiladeiro abaixo". Mesmo sem compreender a ordem, o discípulo a cumpriu, mas ficou pensando na maldade do sábio mandando matar a única fonte de subsistência daquela família. Aquilo não saiu de sua cabeça por um bom tempo.

Anos depois, passando pelo mesmo lugar, o discípulo lembrou-se da família e do episódio da vaquinha. Resolveu voltar àquela casa e ... surpresa! No lugar da pobre casinha havia uma bela casa, um pomar ao redor, várias cabeças de gado, um trator novo.

Na porta da casa avistou o mesmo pai, a mulher e os filhos todos bem vestidos aparentando saúde. Ele logo perguntou a razão da mudança e o homem respondeu: “Tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu”. Sem ela tivemos que nos virar fazer coisas que nunca antes tínhamos feito. Começamos a plantar, criar animais, usar a nossa cabeça para podermos sobreviver e vimos ser capazes de fazer coisas que nunca tínhamos imaginado, que achávamos impossíveis. Sem a vaquinha a gente foi á luta, pois só havia uma alternativa, lutar para sobreviver!"

Todos nós temos uma "vaquinha" que nos dá alguma coisa básica para continuarmos a viver uma vida medíocre. Descubra qual é a sua "vaquinha" e aproveite este momento para empurrá-la precipício abaixo. Quem sabe a sua vida não toma um rumo diferente?



Quando recebi o texto acima de uma amiga por e-mail ele caiu como uma luva porque fico me prendendo a situações que não são sustentáveis por muito tempo, sem ir atrás do meu crescimento, sem ousar por achar que tenho a capacidade sufuciente para fazer tal coisa sem nem tentar.

Nenhum comentário: