27.12.06

ReVER 2006, anteVER 2007...E o presente?

Por Fernanda Bérgamo

Lá vai mais um... E não há quem não diga: “Como passou rápido esse ano!” E não há quem não tenha dito: “Essa semana parece não ter fim!” A gente não sabe lidar com o tempo. Quando crianças, queremos crescer. Quando idosos, desejamos rejuvenescer. Quando maduros, olhamos pra trás com alguma ternura e pra frente com muita amargura. E o presente? E o presente?

Olho meu filho dormir. Vejo minha avó partir. E não me enxergo. Tenho uma mania infantil de agarrar a mão da criança que fui, de ter saudades de sabores, de odores, de verões e de brinquedos. Tenho também um jeito estranho de temer a velhice, o abandono, a solidão e de antever dores e dissabores. E o presente? E o presente?

Passo horas vendo velhas fotos, lendo antigos diários, folheando empoeiradas agendas. Melancólica. Pego-me sorrindo de alguma lembrança ou enxugando uma lágrima precipitada. Logo depois, estou refletindo sobre um plano de aposentadoria, fazendo contas de quanto tenho que economizar para o aumento do seguro de saúde para idosos, imaginando que posso conseguir uma reserva quando vender o atual apartamento para comprar um menor. Por que vou precisar de tanto espaço se vou ter que conviver com tanto vazio? E o presente? E o presente?

Quanto desperdício! De vida. É preciso lidar melhor com o nosso tempo. Temos que desejar um doce amanhã e relembrar o sabor do passado cortando hoje a nossa cana. Nos dar de presente o nosso presente: o agora. Quanto da nossa vida é – de fato – vivida? Quanto não é desperdiçada com lembranças e antecipações? Que o passado seja vivência e experiência e não mais vivido e experimentado. Que nosso futuro seja construído no já porque o que agora escrevo já é meu passado aos seus olhos de leitor. E o presente? E o presente?

Desejo que você pare de fumar. Que você emagreça. Que você consiga (ou mantenha) seu emprego. Que você passe no vestibular. Que você tenha um filho. Que você ganhe o aumento. Que você encontre um grande amor. Que você deixe de ser sedentário. Que você se alimente melhor. Que você viaje. Que você volte. Que você compre sua casa. Que você perdoe. Que você se desculpe. Que você se cure. Que você encontre. Que você seja mais racional. Que você se emocione. Que você seja grato, justo, pacífico, feliz. Que você, finalmente, faça. Porque nosso presente é sermos autores de nossas histórias.

Belos capítulos pra você

Nenhum comentário: