12.3.08

Feliz Dia Mundial do Café


Por que parar de beber café?

Você gosta de uma boa chícara de café? Muita gente gosta. O café é uma das bebidas mais consumidas e mais antigas do mundo. Não há nada como o aroma do café feito fresquinho para estimular os seus sentidos. Infelizmente, o café tem uma má reputação e é associado com hábitos ruins tais como fumar e comer alimentos gordurosos. Entretanto, pesquisas recentes mostraram que o café pode fazer bem para você, ajudando a diminuir os riscos de diversas doenças incluindo a Parkinson e a Diabete.

A história do café começa no século nove quando foi descoberto pela primeira vez na Etiópia. Ele foi adotado primeiramente no mundo muçulmano, e em seguida negociado na Europa, onde as casas de café se tornaram muito populares com os intelectuais. Por causa de seu efeito estimulativo, o café foi até mesmo proibido no século 16, mas dado sua popularidade, esta lei foi invertida. O café então expandiu pelas colônias e ganhou popularidade na América nos anos 1800. Hoje o café é um dos produtos mais importantes no mundo. Quase sete toneladas de café são produzidas anualmente, com o Brasil sendo o maior produtor.

Enquanto que os Europeus e os Sul-Americanos apreciam um bom café a muitos anos, não foi até recentemente que o café de boa qualidade se difundiu nos Estados Unidos. Uma companhia baseada em Seattle chamada Starbucks começou uma nova revolução do café nos EUA nos anos 80. A Starbucks foi inspirada por empreendedores Americanos que tinham viajado a Europa e deram-se conta de quanto o café Europeu era melhor do que o café que a maioria de Americanos bebiam. Em 1971 a Starbucks abriu a sua primeira loja. Em 1987, Howard Schultz tornou-se o diretor executivo da companhia, que então tinha somente 17 lojas em Seattle. Hoje a Starbucks tem milhares das lojas em vários países e emprega aproximadamente 60.000 pessoas.

Muitas pesquisas foram feitas a respeito do relacionamento entre o consumo do café e a saúde. Alguns destes estudos se contradizem, e no passado tenderam a enfatizar as conseqüências negativas do consumo do café, mas os estudos recentes têm mostrado mais benefícios do que riscos. Também não está claro se os benefícios ou os riscos de beber café estão associados com a cafeína ou a outros componentes.
Uma chícara típica de café contém aproximadamente 100 milligramss de cafeína. O café representa aproximadamente 70% da cafeína consumida nos Estados Unidos. Esta é uma das razões pela qual o café é visto negativamente por várias pessoas. O que a maioria das pessoas não sabem é que a cafeína representa somente 2% dos componentes do café. “Os outros 98% podem fácilmente incluir 50 ou 100 compostos ativos” disse Terry Graham, chefe do departamento das ciências de nutrição na Universidade de Guelph em Ontário, como relatado no jornal USA Today.

Entre estes compostos estão determinadas gorduras que são produzidas quando os grãos são torrados. Alguns estudos sugerem que estas gorduras ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue. Outros compostos incluem os antioxidantes que podem proteger as células de danos e de inflamação. Um estudo recente mostrou que o café é a maior fonte de antioxidantes na América.

Algumas pessoas parecem ser impactadas mais negativamente pelos efeitos do café do que outras. A insônia é um efeito lateral comum do café que é geralmente associado à cafeína. Steve Pavlina escreveu um artigo em seu blog de desenvolvimento pessoal sobre como deixar de beber café (em inglês). Steve diz que o café faz uma parte de seu cérebro se tornar superativa e outra parte hiperativa. Ele diz que o café lhe ajuda a trabalhar em ítens de baixas prioridades, mas que ele não consegue pensar em alto nível quando ele bebe muito café. “Eu acho muito difícil ter um ponto de vista holístico do cérebro inteiro se eu consumir cafeína. Eu sinto também que a cafeína obstrui demasiadamete as minha intuições e creatividade. Eu sinto falta da sensibilidade mais sutil, e meu pensamento torna-se muito linear”, diz o Steve.

Algumas pessoas são menos incomodadas pelos efeitos negativos do café e encontram o estimulo do café muito benéfico. Foi descoberto que o café melhora a memória, assim como a resistência em atletas. Há também uma hipótese de que o café pode ajudar a perder peso, mas isso ainda não foi comprovado. Eu posso pessoalmente atestar ao fato de que o dia vai muito melhor quando começa com o café.

Uns estudos mais recentes mostraram que o café reduz o risco das seguinte mazelas:
Doença de Parkinson
Doença de Alzheimer
Suicídio
Danos do fígado nos alcoólatras
Pedras nos ríns
Diabete tipo 2
Com tantos benefícios além do estímulo mental, porque que alguém deveria deixar de beber café? A menos que você se sinta impactado negativamente pelos efeitos da cafeína, e sofre de insônia, beba o seu café sem medo. Além de ser uma bebida deliciosa, o café pode proporcionar vários benefícios para a sua saúde.
Da próxima vez que você estiver pensando se deve parar de tomar café, escute a maravilhosa música Java Jive do CD Manhattan Transfer Live, pegue uma chícara de café, e cante junto:

I love coffee, I love tea,
I love the Java Jive and it loves me
Coffee and tea and the java and me,
A cup, a cup, a cup, a cup, a cup!


Fonte: http://ww-success.com/blog/index.php/2006/11/22/why-should-i-give-up-coffee/?lp_lang_pref=pt

2 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Dia Internacional do Café, visite o site www.cafeenegocios.com.br e veja como muitas pessoas. Café faz bem!!!!!!!!!
e, nao perca a Feira Café & Negócios no Mercado Municipal de SP(Mercadão)

Anônimo disse...

nosupport ncirduser instalment designing certified herman mtentrydate formulates supportive alleged quotient
lolikneri havaqatsu