3.1.08

8 jeitos de mudar o mundo

6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças.

Epidemias mortais vêm destruindo gerações e acabando com qualquer possibilidade de desenvolvimento em muitos lugares do planeta. Em todo o mundo, cerca de 39 milhões de pessoas são portadoras do vírus da AIDS. Por outro lado, a experiência de países como o Brasil, Senegal, Tailândia e Uganda demonstra que a expansão do HIV pode ser detida.

O que você pode fazer por um mundo mais feliz, combatendo o HIV/AIDS, malária e outras doenças:

Palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) em escolas e entidades sociais. Busca-se conscientizar as pessoas de todas as idades sobre as formas de transmissão e prevenção de doenças.
Programas de mobilização e informação no combate à AIDS e outras doenças epidêmicas como malária, tuberculose, dengue e febre amarela (nas empresas e comunidades), tanto nos grandes centros quanto no interior do país. A idéia é expandir o alcance das informações básicas e essenciais sobre esse tipo de doenças.
Programas que facilitem o acesso aos medicamentos necessários aos portadores de HIV e à prevenção (vacinas) das demais doenças. A distribuição massiva de medicamentos em pontos facilmente acessíveis para a população e divulgação de programas de vacinação.
Programas de doação e distribuição de remédios às populações de risco e de baixa renda. Criação de postos de coleta para doação e distribuição a essas populações dos remédios, em pontos de fácil acesso para eles.
Programas de informação sobre saúde sexual e reprodutiva para jovens e adultos, por meio de ações de voluntariado. Organização de campanhas e eventos de informação e conscientização sobre DSTs e gravidez precoce.

Fonte: Organização Mundial da Saúde

O que você faria por um mundo mais feliz?

Nenhum comentário: