A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta terça-feira, a lista dos nove selecionados que participarão da segunda fase de votação que determinará os cinco indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2007 - e o brasileiro O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias encontra-se entre eles!
O processo é dividido em duas fases: na primeira, algumas centenas de acadêmicos assistem aos 63 longas selecionados oficialmente por seus respectivos países e votam para definir nove semi-finalistas. Em seguida, estes nove filmes são exibidos em sessões abertas para todos os membros da Academia (estas sessões ocorrerão entre a próxima sexta-feira, dia 18, e o domingo, dia 20 de janeiro). Apenas os membros que assistirem a todos os nove semi-finalistas poderão votar nesta fase.
Foram pré-selecionados os candidatos dos seguintes países:
Áustria, “The Counterfeiters,” dirigido por Stefan Ruzowitzky.
Brasil, “The Year My Parents Went on Vacation,” dirigido por Cao Hamburger.
Canadá, “Days of Darkness,” dirigido por Denys Arcand.
Cazaquistão, “Mongol,” dirigido por Sergei Bodrov.
Israel, “Beaufort,” dirigido por Joseph Cedar.
Itália, “A Desconhecida,” dirigido por Giuseppe Tornatore.
Polônia, “Katyn,” dirigido por Andrzej Wajda.
Rússia, “12,” dirigido por Nikita Mikhalkov.
Sérbia, “The Trap,” dirigido por Srdan Golubovic.
Já excluídos do processo foram os previamente favoritos "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" (Romênia), "Persépolis" (França) e "O Orfanato" (Espanha). Melhor para o Brasil, pior para o Cinema.
Os cinco finalistas serão anunciados oficialmente na terça-feira, dia 22 de janeiro, e a premiação ocorrerá (se a greve dos roteiristas permitir) no dia 24 de fevereiro.
(O Cinema em Cena é credenciado junto a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.)
Fonte: Cinema em Casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário