7.10.09

Super seus medos

Tenho muito medo de me comunicar. Ao mesmo tempo, desejo ser um excelente comunicador. Essa contradição sempre me intrigou. Como pode? Algo que tanto desejo é o mesmo que temo viver? Você percebe esse paradoxo em sua vida? Existe alguma situação que ambiciona e simultaneamente evita?

Minha prática com a Numerologia e a Astrologia tem mostrado algumas possíveis respostas para esta intrigante situação de desejar e temer o desejado. Constatei que tanto o posicionamento de Saturno em nosso Mapa Astral (por Signo, Casa e Aspectos) quanto os Números presentes na posição Desafios no Mapa Numerológico nos revelam essa contradição.

Pelo que observo em mim e em meus clientes, o medo de desenvolver e expressar os nossos talentos costuma ser causado pela herança que herdamos de nossos pais e avós. Na minha concepção, estamos aqui para irmos além do ponto no qual eles alcançaram. Este é o propósito evolutivo. A Teoria Sistêmica (uma abordagem da Psicologia) também se pauta nesta dinâmica familiar.

É como se, em determinada fase de nossa vida, depois de repetirmos hábitos e escolhas de nossos pais, chegássemos num ponto-chave. A partir dali, teremos duas opções: continuar repetindo padrões familiares ou rompermos com os mesmos, indo além.

É possível vencer o medo do que desejamos viver?
No caso de nossos dons, talvez temamos desenvolvê-los num nível acima ao que nossos pais e avós os manifestaram. É como se a dificuldade que sentimos nesse ponto não fosse só nossa. Os obstáculos a serem superados não são apenas nossos, mas também dos familiares.

Porém, a vida . em seu natural processo de evolução . nos pede que avancemos. Junto com a superação dos limites perante os quais nossos pais e avós chegaram, obteremos muita satisfação. Parece que a expressão mais aprimorada de tais talentos cura as feridas herdadas.

E ao vencer esses medos diante do que mais desejamos viver, temos plenas condições de beneficiar muitas pessoas com as capacidades desenvolvidas e bem direcionadas nesse processo. É o que espero, cada dia mais, ofertar a todos através de minha comunicação.

Obviamente que o medo de me comunicar sempre me acompanhará. Mas ele é saudável. Sua tarefa é me lembrar de que a superação dele me permite viver com mais prazer, realizando meu desejo comunicativo.

Exercício para reflexão:
O que você mais teme viver? Faça uma lista.

Observe os itens que escreveu. Algumas dessas situações que evita são também ambições suas?

O que poderia fazer para superar tais medos? Enumere quais seriam os passos para realizar o que ambiciona.

Mantenha a lista com os passos à vista e vá marcando os que conseguir realizar. Isso lhe dará ânimo e lhe fará sentir mais confiante em seu potencial.

Yubertson Miranda

Nenhum comentário: