24.11.09

What we need - O que nos precisamos

"Human beings need physical nourishment; otherwise they have no energy. But they also need to nourish their hearts, their spirits and their intellects. The jpourney towards deepening our identity and the quality of our openess to others is long. Any one of us can sink into discouragement and apathy, closing in on ourselves,our anger and frustation, and seeking compensations, which can close us up even more. We need nourishment to keep our hearts open. We need to develop our taste for truth."

By Jean Varnier, Our Journey Home, p. 150

"Os seres humanos precisam de alimento físico, caso contrário eles não têm energia. Mas eles também precisam alimentar seus corações, seus espíritos e seus intelectos. A viagem para o aprofundamento da nossa identidade e da qualidade de nossa abertura ao outro é longa. Qualquer um de nós pode afundar-se no desânimo e na apatia, fechando em nós mesmos, nossa raiva e frustração, e procuram por compensações, o que pode fechar-nos ainda mais. Precisamos de alimento para manter nossos corações abertos. Temos de desenvolver o nosso gosto pela verdade ".

Por Jean Varnier, Our Journey Home, p. 150

23.11.09

A Blessing

A Blessing
By John O'Donohue in Anam Cara A Book of Celtic Wisdow


May the light of your soul guide you
May the light of your soul bless the work you do with the secret love and warmth of your heart
May you see in what you do the beauty of you own soul
May the saredness of you work bring healing, light and renew to those who work with you and to those who see and receive your work
May your work never weary you
May it release within you wellsprings of refreshment,
inspiration, and excitement
May you be present in what you do
May you never become lost in the in the bland absences
May the day never burdon
May dawn find you awake and alert, approaching ypur day with dreams, possibilities, and promises
May evening find you gracious and fullfield,
May you go into the night blessed, sheltered and protected,
May you soul calm, console, and renew you

Aos amigos

Pra que serve um amigo?






Pra tanta coisa... não é? Para Instalar o XP no computador
e não cobrar nada, mesmo perdendo horas e horas a fio!
Para trazer muamba do Paraguai e quase ser preso!







Para emprestar o carro e recebê-lo de volta com multa e 21 pontos na carteira.
Pra rachar a gasolina, emprestar a prancha,
recomendar um CD, dar carona para festa, passar cola,
caminhar no shopping, segurar a barra.

Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.

A amizade é indispensável para o bom funcionamento
da memória e para a integridade do próprio eu.

Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises e choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.

Um amigo não empresta apenas a prancha.
Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta
o tempo, empresta o calor e a jaqueta.

Um amigo não recomenda apenas um CD.
Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.

Um amigo não dá carona apenas para festa.
Te leva para o mundo dele e topa conhecer o teu.

Um amigo não passa apenas cola...
Passa contigo um aperto, passa junto uma festa

Um amigo não caminha apenas no shopping.
Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai no campo contigo,
sai do fracasso ao teu lado.

Segura o tranco, a raiva, segura o elevador.

Duas dúzias de amigos assim, talvez, ninguém tem...
Se tiver um, amém!

Obrigado por tua amizade... Ela é muito importante para mim!

18.11.09

Sombra na parede

"Liberdade é a felicidade
Que se sente quando consegue entender
Que nem sempre o que "é"
Vai ser o mesmo
Pra mim e pra você"

14.11.09

Seguindo em frente

Estou começando a deixar de entender como algumas pessoas ao meu redor funcionam, ou melhor, pensam. Agora quero seguir a minha vida, fazer o que tenho que fazer e ponto final e pensar realmente no que tenho que fazer da minha vida daqui para frente, como por exemplo que curso fazer para me ajudar na profissão, em que universidade, como conseguir pagar, em que cidade e assim por diante. Uma decisão tomada eh que não quero mais ficar na cidade onde moro, consequencia da minha fase mudar eh preciso, so nao sei ainda eh quando sair, quando mudar, ainda estou esperando por algumas informações por isso estou aqui atolada. Depois disso eh colocar os pes na estrada. Acho que deve ser a conviviencia com alguns canadenses, ja que para eles eh muito natural não criar muitas raizes no lugar onde eles moram, eles estão sempre viajando, sempre conhecendo lugares diferentes e porque não fazer isso tambem.

Entao pensar no que vem pela frente, qual eh o proximo passo da um novo ar, uma energia diferente e, proncipalmente, um foco novo ao inves de ficar indo para frente e para tras em coisas que não vão levar a nada. Hoje ao conversar com algumas pessoas vi que eu estava tentando consertar algo que ha algum tempo esta fora do meu alcance e que não adinata mais nada falar e nem mesmo me estressar e envolver outras pessoas para resolver, eh deixar como esta.

Conhecer pessoas diferentes eh sempre bom, meu problema sempre eh sempre manter contato sem invadir o espãço da pessoa e sem deixar de manter contato. Sou uma pessoa muito calada e alguns amigos ja tiveram a impressão de que sou uma pessoa antipatica ou que não esta prestando muita atenção, o que não eh verdade. Tudo por culpa da minha timidez que da uma ideia errada de quem sou, prefiro mais ficar calada quando a minha opinião ou minha brincadeira serão fora de hora. E acho que estou apendendo, mesmo que devagar, a como manter contato com as pessoas. E tenho que aprender a conciliar agendas, como eh ruim ter uma escala de trabalho totalmente doferente de outras pessoas, isso faz com que eu nao possa encontrar amigos com mais frenquencia e sair com a frequencia desejada e isso faz com que umas pessoas pensem duvudem de umas informações ditas por mim, mas "what a heck" quem de importa com isso, mesmo eu tendo a ideia de que estou mais com um regime de escravidão do que um regime de trabalho.

Palavra de ordem - deixr de me importar tanto com a opinião dos outros e seguir mais a minha cabeça e aprender a viver mais e perder mais o juizo. A ultima parte da frase foi dada por um amigo meu, ele sempre achou que eu levo a vida muito a serio e perder as vezes o juizo eh sempre bom.

12.11.09

I give up (Desisto)

Tanta coisa tem acontecido e passado pela minha cabeça. Uma delas estou mais calada que o habitual, talvez para preservar mais a minha cabeça de varias situação. So percebi isso quando uma das pessoas que trabalha comigo me perguntou se eu estava com algum problema, o que estava acontecendo comigo. Ha tanto com o que discordar onde eu trabalho que falar, seguir o figurino, seguir a teoria não adianta e não vai mudar muito dentro do meu ambiente de trabalho e percebi em umas duas situações ate que ponto pode se chegar ao se expressar a opinião para algumas pessoas pensando que isso poderia ajudar a pequena pessoa aqui dentro do local de trabalho, mas a estoria cresceu de maneira totalmente diferente - e distorcida (o que eh ainda pior!!). Portanto, a boca linda e fofa da pessoa aqui foi calada mais uma vez.

Voltei a ficar mais seria, estava indo tão bem sem a minha seriedade excessiva e agora tenho que voltar para a minha querida companheira, ja tive muitas impressões erradas quanto a isso, por ser muito seria e calada as pessoas pensavam que eu era uma pessoa muito antipatica ou muito arrogante sem ser, o bom eh que essa impresão era desfeita assim que as pessoas me conheciam melhor. So espero não ter umas rugas por fechar mais a minha cara.

Desisti de algumas coisas nesse um ano e pouco aqui no Canada, uma delas eh entender a minha coordenadora e a antipatia dela por mim e suas atitudes. Simplesmente cansei de procurar possiveis razoes para tanto, ela começou com isso assim que eu cheguei a casa onde trabalhamos juntas, pouco dias depois e não fi nada para que isso pudesse ser justuficado. Cansei. Não quero gastar mais meus neuronios com isso. Chego a conclusão que eh muito complicado viver com pessoas de nacionalidades diferentes e ainda por cima que mesmo voce falando e retrucando com razão isso não leva a nada, então a melhor coisa a fazer eh calar e começar a se passar por imbecil porque se eu prosseguir com alguma coisa sei que posso ser muito ignorante.

6.11.09

Caring

"We can only care for otjers if we are cared for...Caring is not something sentimental; it means giving time, listening, affirming, understanding and encouring. It means also challenging and evaluating, when necessary... To care for people does not mean to flatter them; it is to help them to discover their own worth and their gifts, in order to grow in truth, and ti accept their brokenness and shadow sides."

By Jean Vanier in Letter to my brothers and sisters in L`Arche.

4.11.09

Ainda em ferias

As ferias estão acabando e minha cabeça ainda esta em ritmo lento (beeeem lento), resfriada e com a minha famosa sensação de que estou me acabando de vez (tenho sempre essa sensação quando estou gripada ou resfriada, mas quando estou com outras doenças fico mais resistente, vai entender). Acho que foi a mudança de temperatura em Toronto que não ajudou muito e sempre que as temperaturas mudam fico resfriada. Resumo da opera cerebro lento, beeeem lento e espero que ele volte ao ritmo de trabalho rapidinho, embora so volte a trabalhar daqui a dois dias

Foi bom voltar a casa onde moro e ver que as pessoas com quem moro, e dou suporte, sentiram a minha falta e que ficaram felizes em me ver e ser recebidas com abraços e sorrisos não tem preço.