14.1.10

Elementar, meu caro Watson

por Redação Cesar Giobbi

Roteiros guiam turistas pela Inglaterra de Sherlock Holmes

Para os fãs que não se contentarem somente em curtir as aventuras da dupla Holmes e Watson na tela do cinema, com o filme Sherlock Holmes, que estreia nesta sexta-feira, a operadora de turismo Visit Britain montou um roteiro exclusivo, que percorre alguns dos locais que serviram de cenário para o longa-metragem, em Londres, e nas cidades de Manchester e Dartmoor.

O filme sobre um dos personagens mais famosos da literatura inglesa, dirigido pelo cineasta Guy Ritchie, traz Robert Downey Jr. no papel do famoso detetive e Jude Law como seu fiel escudeiro, Watson. A trama é repleta de aventura e ação e conta a história do último desafio de Holmes, que, para derrotar um novo inimigo e desvendar um plano mortal que poderia destruir o país, revela habilidades marciais tão impressionantes quanto seu intelecto. A produção conta ainda com a impecável Rachel McAdams, no papel de Irene Adler, a única mulher que conseguiu superar Holmes e que mantém uma relação tempestuosa com o detetive; Mark Strong, como Blackwood, o novo adversário misterioso da dupla, e Kelly Reilly no papel de Mary, par romântico de Watson.

Localizado na famosa 221B Baker Street, o Sherlock Holmes Museum está preservado, como é descrito nos livros de Sir Arthur Conan Doyle

A Londres de Sherlock

Os visitantes que tomam o metrô em direção à estação Baker Street podem apreciar uma estátua de 2,75 metros de altura de Sherlock Holmes quando saem dali. De lá, é fácil conhecer o Museu Sherlock Holmes, localizado na 221B Baker Street. De acordo com os livros de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes e o Dr. John H. Watson moraram no 221B Baker Street, entre 1881 e 1904. Mantendo-se original, o interior do prédio foi preservado exatamente como era descrito nos livros, incluindo todos os objetos de Holmes – a lupa, a boina, vários disfarces e o cachimbo, para citar alguns itens. Quando estiverem lá, os turistas podem comprar, por £3, um livreto compacto, mas detalhado, sobre os caminhos de Sherlock Holmes em Londres, para fazer seu próprio passeio a pé pela cidade.

Outra opção é participar de um dos passeios guiados da empresa London Walks, como o In the footsteps of Sherlock Holmes (Seguindo o rastro de Sherlock Holmes), que leva os turistas às áreas favoritas de Holmes e Watson, percorrendo as vielas iluminadas a gás de Charing Cross e também à região de Covent Garden, com a Opera House e as coloridas barracas no mercado de rua. O passeio guiado de Sherlock Holmes ocorre toda sexta-feira à tarde, às 14h.

Usada como locação para as filmagens, a Igreja de Saint Bartholomew é uma das mais antigas de Londres, servindo como casa de devoção desde 1143. A construção está localizada na movimentada área de Smithfield, onde fica o famoso Mercado de Smithfield, conhecido pelo seu grande número de restaurantes, bares e pubs. O belo interior normando da igreja, de onde nenhum ruído externo pode ser ouvido, o que a tornou uma opção ideal e famosa para ambientação de filmes, serviu de cenário para as cenas da cripta de Sherlock Holmes.

A St. Paul´s Cathedral, que irá completar 300 anos em 2010, com sua impressionante escada geométrica, é outro cenário fascinante de filmes. Em Sherlock Holmes, além da parte interna da Catedral, a área externa foi adaptada para reconstituir a era vitoriana de Londres, incluindo cavalos e carruagens.


A área externa da St. Paul´s Cathedral foi utilizada como cenário da Londres do século 19




Vestidos como personagens de Sherlock Holmes, atores posam na frente do Sherlock Holmes Pub

O novo Sherlock Holmes, porém, oferece não só ação, mas também muito mistério. Localizado na região de Kensington e Chelsea, o Cemitério Brompton, considerado um dos melhores exemplos de cemitérios vitorianos metropolitanos do país, foi usado como cenário do novo filme. A estrutura simétrica, com uma avenida central que conduz a uma capela inspirada na Basílica de São Pedro, em Roma, o cemitério tem, em suas alamedas arborizadas, mais de 35 mil monumentos – muitos com importância histórica. Entre as pessoas enterradas nesse cemitério estão treze ganhadores da Victoria Cross (medalha de honra inglesa), prisioneiros de Chelsea e membros da comunidade da região oeste de Londres.

Nada agradava mais Holmes do que fazer uma boa refeição no renomado restaurante Simpson’s-in-the-Strand após a solução de algum caso especialmente complexo. O Simpson’s, com seu clássico cardápio inglês e garçons formalmente vestidos de branco, tem sido parte da cena de Londres desde 1828. Trata-se de um dos únicos lugares que oferecem aos visitantes a sensação de fazer parte da sociedade vitoriana. Entre os reluzentes cristais e o antigo painel escuro de madeira, fica claro por que Watson, em 1902, descreveu o prazer de se sentar em uma mesa deste restaurante e “ignorar o ritmo de vida apressado da Rua Strand”.

Os visitantes podem encerrar o dia relaxando com um drinque no Sherlock Holmes Pub, repleto de recordações de Sherlock e Arthur Conan Doyle, onde são exibidos ininterruptamente filmes e programas de TV sobre Sherlock Holmes. Se um drinque não for suficiente, vá ao The Punch Bowl. Escondido em uma rua afastada do exclusivo bairro de Mayfair, este pequeno e charmoso pub parece mais apropriado para o interior do país do que para o centro de uma metrópole como Londres. Construído por volta de 1750, é o segundo pub mais antigo de Mayfair. Detalhe: ele pertence a Guy Ritchie, que o "herdou" no acordo de seu divórcio da popstar Madonna, no início de 2009.

Manchester e Dartmoor
O filme, porém, não se restringe a Londres. A prefeitura na Albert Square de Manchester, a Manchester Town Hall, faz as vezes do Parlamento no novo filme. O grande salão também serve de interior da Câmara dos Lordes e o Salão das Esculturas foi usado como quarto de dormir de Lorde Coward. O interior deste majestoso prédio está decorado com mosaicos ostentando ‘abelhas’, o símbolo da indústria de Manchester. Além do amplo trabalho em mosaico, a Prefeitura exibe corredores arqueados impressionantes e três escadas espirais de pedra.

Os verdadeiros fãs de Sherlock Holmes vão querer seguir para Dartmoor, localizada no pitoresco condado de Devon, já que Dartmoor – o local, as pessoas e as lendas – inspiraram o clássico O Cão dos Baskervilles, outro sucesso de Sir Arthur Conan Doyle. Muitas áreas pantanosas de Dartmoor foram citadas em O Cão dos Baskervilles, incluindo Princetown e o Portal de Bellever. Os turistas também podem visitar o Castelo Bovey de Dartmoor. Ele foi construído em 1907 e agora é um luxuoso hotel. Só a parte interna, maravilhosa e altiva, já vale a viagem para, no mínimo, tomar um drinque no impressionante bar, se optar por não passar a noite lá.

Enquanto estiverem em Dartmoor, os visitantes podem vivenciar passagens de O Cão dos Baskervilles enquanto desfrutam do Jantar de Baskerville. Isolada e remota, a Laughter Hole House (Lafter Hall, no livro) está situada no coração do pântano de Dartmoor, a menos de cinco quilômetros da imponente prisão de Dartmoor e da perigosa Grimpen Mire. O Jantar de Baskerville oferece uma oportunidade única para o visitante participar de uma noite descontraída, ao estilo vitoriano, com culinária refinada, diversão e até mesmo um pouco de terror – já que O Cão dos Baskervilles sempre ronda Dartmoor à procura de sua próxima vítima. Desfrute de um jantar de cinco pratos, incluindo champanhe, canapés, queijo e vinho do porto (reservas pelo tel. +44 0 1822 880386).

Para se aprofundar ainda mais no universo de Sir Arthur Conan Doyle e seu famoso detetive, siga para Edimburgo, na Escócia, onde é possível visitar o museu da Faculdade Real de Cirurgiões (Royal College of Surgeons Museum) para ver a exposição permanente sobre Sherlock Holmes e Dr. Bell. A exposição abrange cartas, arte, objetos e filmes, numa perfeita conexão entre Edimburgo, a medicina e a obra de Arthur Conan Doyle.

Nenhum comentário: